Como identificar fontes confiáveis de pesquisa
na Internet
Objetivo
- Identificar fontes confiáveis para pesquisa na internet.
Conteúdo específico
- Leitura
- Procedimentos de seleção de fontes de pesquisa
Anos
Do 3º ao 5º ano.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Computadores com acesso à internet e cartolina.
Desenvolvimento
1ª etapa
Escolha um tema de estudo com seus alunos e estabeleça os pontos mais
importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas
na pesquisa.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Converse individualmente com o aluno a cada etapa, oferecendo
consignas objetivas e explicando algumas das competências que serão
desenvolvidas a cada etapa.
2ª etapa
Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer
pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo,
tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisadas sem
levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Coloque o aluno junto a uma dupla ou para trabalhar com você.
Assim, ele terá mais tempo e oportunidade para aprender e se familiarizar
3ª
etapa
Acesse o Google e pergunte quais são as melhores palavras-chave para o tema
pesquisado. Questione os estudantes sobre a qualidade dos resultados a fimcom
os comandos do computador. de que compreendam que, quanto mais específicos os
termos ou a frase usado no campo "busca", melhores são os resultados.
4ª
etapa
Proponha uma situação-problema, confrontando dois sites que possuam informações
conflitantes sobre o tema da pesquisa. Pergunte: "Em qual confiar? Por
quê?". Caso alguém entre no primeiro link e imprima as informações sem
verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites
confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles.
".org" refere-se a sites de organizações não governamentais,
".com", a endereços comerciais, e ".gov", a sites do
governo.
5ª
etapa
Lance a pergunta: a pessoa ou a instituição têm acesso a informações confiáveis
ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas
escolhas. Registre as informações em um cartaz para consulta coletiva.
6ª
etapa
Oriente os alunos a selecionar três bons sites para a pesquisa proposta
inicialmente. Peça que expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que
as informações obtidas respondem aos questionamentos.
Avaliação
Programe uma nova visita ao laboratório de informática e proponha outra
pesquisa. Observe se os alunos utilizam palavras-chave adequadas ao conteúdo,
escolhem os sites, verificando sua procedência, e analisam sua confiabilidade.
Fonte: Nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário