segunda-feira, 26 de maio de 2014

Plano de aula - 3º ao 5º ano

Como identificar fontes confiáveis de pesquisa na Internet



Objetivo 

- Identificar fontes confiáveis para pesquisa na internet.


Conteúdo específico 

- Leitura
- Procedimentos de seleção de fontes de pesquisa


Anos

Do 3º ao 5º ano.


Tempo estimado 

Duas aulas.


Material necessário 

Computadores com acesso à internet e cartolina.

Desenvolvimento


1ª etapa  

Escolha um tema de estudo com seus alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa.

Flexibilização para deficiência intelectual

Converse individualmente com o aluno a cada etapa, oferecendo consignas objetivas e explicando algumas das competências que serão desenvolvidas a cada etapa.


2ª etapa

Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisadas sem levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.

Flexibilização para deficiência intelectual 

Coloque o aluno junto a uma dupla ou para trabalhar com você. Assim, ele terá mais tempo e oportunidade para aprender e se familiarizar  

3ª etapa
Acesse o Google e pergunte quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado. Questione os estudantes sobre a qualidade dos resultados a fimcom os comandos do computador. de que compreendam que, quanto mais específicos os termos ou a frase usado no campo "busca", melhores são os resultados. 

4ª etapa
Proponha uma situação-problema, confrontando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema da pesquisa. Pergunte: "Em qual confiar? Por quê?". Caso alguém entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles. ".org" refere-se a sites de organizações não governamentais, ".com", a endereços comerciais, e ".gov", a sites do governo.

5ª etapa
Lance a pergunta: a pessoa ou a instituição têm acesso a informações confiáveis ou estudam o tema? Apresente também seus sites de confiança, explicando suas escolhas. Registre as informações em um cartaz para consulta coletiva. 

6ª etapa
Oriente os alunos a selecionar três bons sites para a pesquisa proposta inicialmente. Peça que expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos.


Avaliação 

Programe uma nova visita ao laboratório de informática e proponha outra pesquisa. Observe se os alunos utilizam palavras-chave adequadas ao conteúdo, escolhem os sites, verificando sua procedência, e analisam sua confiabilidade.


Fonte: Nova escola

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