Pesquisa sobre as baleias na internet
Objetivos
- Entrar em contato com textos informativos.
- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações.
- Pesquisar a vida das baleias.
- Usar alguns recursos do computador.
Conteúdos
- Texto informativo.
- Baleias.
- Procedimento de pesquisa em fontes diversas.
- Construção de familiaridade com o computador.
Anos
Pré-escola.
Tempo estimado
15 dias.
Material necessário
- Computador com acesso à internet e um editor de textos.
- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre
baleias (como enciclopédias e revistas).
- Vídeos:
- Jogo:
Flexibilização
Adiante algumas das atividades que serão realizadas para a criança com
deficiência visual. O acesso a um computador com teclado braile na sala de
recursos é imprescindível, assim como a orientação do educador do AEE. É
importante que desde cedo esta criança tenha contato com o computador e com o
sistema braile, mesmo que ainda não saiba ler. Há softwares que podem ser
instalados em qualquer computador e que servem para narrar o conteúdo dos
sites, como o Jaws e o DOSVOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Com relação aos vídeos, explique o assunto antecipadamente para a
criança para que ela saiba o que vai ouvir. Imagens em relevo também podem ser
apresentadas à criança cega. O trabalho em pequenos grupos ajuda na inclusão
dos pequenos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Exiba os vídeos Baleia Jubarte e Baleia Azul e questione o que as crianças
sabem sobre baleias. Convide-as a descobrir detalhes sobre a vida desses
animais usando o computador. Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a
máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz
com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam
descobrir, fazendo o papel de escriba.
2ª etapa
Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das
baleias. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada
um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias,
outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua
ajuda.
Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar.
Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e
como digitar no campo da busca a palavra "baleia".
Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando.
Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de
salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para
que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as
descobertas.
3ª etapa
Acesse o site da revista Recreio (recreionline.abril.com.br) e apresente-o à
turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos
expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as baleias.
Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.
4ª etapa
Reúna o grupo para brincar com o Desafio Baleiês. Todos devem jogar, usando o
mouse. Se necessário, organize um rodízio.
5ª etapa
Convide o grupo a criar um cartaz com o que foi aprendido para responder aos
questionamentos. Sugira usar o computador para escrever legendas para as fotos,
por exemplo.
Avaliação
Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre os animais e como elas
passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido
autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.
Fonte: Nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário